quarta-feira, 7 de junho de 2017

Casal revela como lidaram com a Depressão Pós-Parto


Era uma vez um assunto tabu. Mas, cada vez mais, as mulheres estão sendo encorajadas a abrir suas batalhas com a depressão pós-parto.

Isto é em parte conduzido por celebridades que estão revelando suas experiências.

Chrissy Teigan foi manchete em março quando revelou que sentia-se "egoísta" por admitir que estava lutando após o nascimento de seu primeiro filho.

E ela não está sozinha: Hayden Panettiere, Courteney Cox e Gwyneth Paltrow são algumas das 11 a 20 por cento das mulheres em toda a América que sofrem com a doença mental.

No entanto, muitos alertam para que o humor perinatal e os transtornos de ansiedade ainda são estigmatizados e as mulheres são relutantes em apresentar o que estão passando.

Tal foi o caso da blogueira da Virgínia, Jamie Fuller, mãe de quatro filhos, que sofreu ansiedade pós-parto duas vezes e sentiu vergonha de sua condição.

Embora Jamie estivesse confusa, sentiu a necessidade de ter uma personalidade feliz na mídia social, então ela escondeu sua ansiedade enquanto publicava fotos familiares e postagens no blog.

Foi assim até que ela começou a ver mães em mídias sociais compartilhando suas histórias que a inspiraram a fazer o mesmo mês passado.

Agora, Jamie, de 33 anos, lançou uma série em seu site, Mommy in Flats, onde escreveu sua história e um guia sobre como detectar os sintomas.

Ela mesma listou com a ajuda de seu marido Jonathan, 34, para ajudar os parceiros a entender o que a mãe está passando e como apoiá-las.


Jamie compilou uma lista de 10 sinais que poderem revelar que uma mãe tem um humor perinatal ou transtorno de ansiedade para ajudar as mulheres que estão procurando por respostas.

Ela se referiu ao problema dela com o refluxo ácido e disse:

"Os problemas físicos podem surgir de problemas emocionais e as pessoas podem não perceber isso.
Perda de peso e ganho de peso são alguns dos sinais mais comuns, mas existem outros que as pessoas não conhecem.
Eu tirei isso da minha própria experiência pessoal e do que as pessoas me transmitiram".

Aqui estão os 10 sinais de depressão ou ansiedade pós-parto de Jamie em seu site:

1. Irritabilidade

Jamie escreveu: "Certo, a irritabilidade é normal. Depois de um dia sozinha com quatro filhos, acho que um pouco de irritabilidade é normal e esperado."

"Mas se você está gritando muito, tendo dificuldade em controlar o seu temperamento, estar com raiva de objetos inanimados, constantemente abalada com seus filhos e mais do que geralmente impaciente, você pode estar sofrendo sintomas de depressão".

2. Aceleramento cardíaco ou palpitações

"Você já sentiu que seu coração pulou uma batida?", perguntou Jamie.

"A ansiedade pode causar uma aceleração no coração e palpitações. Quando você está realmente empenhado, pode afetar seu coração, tornando-o acelerado, pulsante ou irregular.

3. O perfeccionismo irracional ou tendências obsessivas

Jamie disse: "Isso me acontece muito. Eu queria uma Coca-Cola pequena, eu recebi uma grande. Eu queria meu molho de salada no lado, veio no topo. É incrível o quanto isso me afetou pessoalmente antes de reconhecer, aceitar e começar a tratar minha ansiedade.

"Agora, quando a minha bebida vem no tamanho errado, eu posso ficar aborrecida. No entanto, sou capaz de dispersar rapidamente e beber de qualquer maneira.

"Qualquer um lutando com o perfeccionismo ou a compulsão, sabe que quando algo não está bem, pode ser difícil funcionar. Estes podem ser um sinal de ansiedade ou depressão.

4. Perda de apetite ou sofrimento gástrico

"Eu acho que isso é um grande sinal de estresse. Se você procurar, por algum motivo, os profissionais médicos não admitirão que a Doença do Refluxo Gastroesofágico possa ser causada por ansiedade ", disse Jamie.

"No entanto, sou uma prova física e viva de que pode. A queimação não só pode ser causada pelo estresse, mas pode causar estresse (quando tudo o que você coloca em sua boca faz com que você se sinta doente, você deixa de querer tentar, o que torna as refeições muito desconfortáveis), então é uma espécie de espada de dois gumes.

"Se você mudar sua dieta e cortar alérgenos principais, mas ainda tem sintomas como urticária, dificuldade respiratória, refluxo ácido e dor no coração, é hora de examinar possíveis causas neurológicas".

5. Aumento do sentido da audição / sobrecarga sensorial

Jamie disse: "Você já ouviu falar de pessoas que não conseguem ouvir outras pessoas mastigar? Esta sou eu. Mas, você sabe que nem sempre fui assim e nem sempre me incomoda. Se eu sair, socializar, comer com amigos, não reparo.

"Mas, se eu estiver no carro com um bebê gritando e meu filho de oito anos começa a comer batatas fritas? Digamos que não é bom. De repente, note se você não suporta ruídos altos, multidões de pessoas ou mesmo certos itens de roupa, É hora de começar a considerar a ansiedade como a causa.

6. Distúrbios do sono, como insônia

"Ter problemas para adormecer, permanecer dormindo ou acordar mais cedo do que o habitual, sem motivo, podem ser sinais de ansiedade, mania ou depressão", escreveu Jamie.

7. Falta de emoção ou explosões emocionais

Jamie escreveu: "Este pode ser de duas maneiras: ou você se torna desinteressado e nenhuma quantidade de irritação pode realmente levá-lo para fora de sua existência monótona. Ou, suas explosões emocionais tornam-se inexplicáveis, irracionais e imparáveis."

"Para mim, é como se eu me visse por fora. Eu sei que estou sendo ilógica, mas não consigo me acalmar e pensar racionalmente. É como se a emoção fosse tão grande que você não pode mais conter. Se você tiver algum desses sintomas fora da norma, eles poderem ser sinais de ansiedade ou depressão."

"Uma boa maneira de se centrar quando você está se sentindo fora de controle é a meditação e a oração. Às vezes, isso me ajuda[...]".

8. Perda ou ganho de peso inexplicável

"Este é bastante comum e auto-explicativo", disse Jamie. "Eu acho que todos nós gostamos da idéia de perda de peso inexplicada, mas a realidade é que as mudanças de peso sem razões claras podem ser sinais de problemas físicos ou emocionais".

9. Incapacidade de se concentrar ou relaxar

Jamie escreveu: "Você não pode ficar quieto. Você não pode sentar e se concentrar em uma coisa por mais de alguns minutos.

Você está agitada, flertando de atividade em atividade, mas geralmente não está terminando uma tarefa. Estes podem ser sinais de ansiedade, depressão e mania."

10. Perda de prazer

"De repente, coisas que você amava não interessam mais. Você olha para o futuro e você não consegue pensar em uma única coisa para vislumbrar", disse Jamie.

"Você se pergunta por que você ainda se preocupa em sair da cama todos os dias. Este é um sinal importante de depressão.



EXPERIÊNCIA DE JAMIE COM ANSIEDADE PÓS-PARTO

Depois de dar à luz seu segundo filho em 2011, Jamie foi levado para a sala de emergência com um ataque de ansiedade.

Jamie também estava tendo problemas para manter a comida, mas levou cinco médicos para diagnosticá-la adequadamente com ansiedade pós-parto.

Falando ao Daily Mail Online, ela disse: "Eu estava tendo problemas com meu refluxo ácido, não conseguia comer nada.

"Eu literalmente não consegui funcionar, não consegui me concentrar. Eu não podia nem me sentar e assistir TV sem me sentir sobrecarregada. Era como um longo ataque de pânico.

"Quando você ouve falar de depressão pós-parto, você pensa em estar deitada na cama o tempo todo, ficando super cansada e triste. Eu não tinha isso. Nunca percebi que isso poderia estar relacionado a problemas pós-parto.

Jamie estava chorando o tempo todo, sentindo-se sobrecarregada com a idéia de estar sozinha com seus dois filhos.

Ela disse: "Eu literalmente ficaria no chão chorando para meu marido com medo de estar sozinha com eles".

"Isso pode parecer ruim, mas a maternidade pode ser chata. Está trocando fraldas, alimentando-as, cuidando delas. Pode ser repetitivo. A constatação de que é isso que eu vou fazer o dia todo hoje e o dia todo amanhã, é preocupante.

Jamie disse que sua ansiedade desapareceu por conta própria alguns meses depois, mas retornou durante sua quarta gravidez em 2015.

Ela disse: "Na época, eu não sabia que estava grávida, mas essa sensação de estar esmagada voltou."

"Meu refluxo ácido era tão grave que não conseguia respirar e eu tinha que ir a emergência. Eu pensei que algo estava errado fisicamente, então fui a um gastroenterologista, mudei minha dieta, meu estilo de vida.

Três semanas após ter dado à luz um menino em junho de 2016, Jamie disse que a ansiedade aumentou e a vida dela se desmoronou de novo. Ela teve outro ataque de pânico e foi à sala de emergência.

Ela finalmente viu um psiquiatra que lhe prescreveu Zoloft por sua ansiedade. Jamie disse que poderia funcionar novamente em setembro.

Até maio, Jamie manteve sua ansiedade pós-parto escondida de alguns membros da família.

"Eu não queria mais ter vergonha e não queria que outras mães também tivessem. Não deve haver um estigma."

Jamie decidiu lançar uma série chamada We Are Motherhood em seu blog para dar uma plataforma para outras mães que passaram pelo que ela passou.

Jamie disse que sentiu como se uma carga fosse tirada de seus ombros e acrescentou: "Foi tão gratificante ouvir outras pessoas dizerem: "Eu passei pelo que você passou".

Nenhum comentário:

Postar um comentário